7 ideias de atividades físicas para fazer

Praticar atividade física regularmente é muito importante para a saúde.

E eu como personal trainer tenho o dever de te mostrar qual atividade pode ser boa para você. Pensando nisso separei 7 ótimas opções de atividade física para você começar a fazer ainda esse ano.

O fato é:

Não gostar de academia não é desculpa para não se exercitar, e não gostar de uma ou outra atividade também não.

E hoje em dia, existem inúmeras opções, e a cada dia que passa surgem aulas novas nas academias ou grupos de pessoas que se reúnem para fazer alguma atividade.

Vamos as ideias de atividades físicas:

1- Artes marciais

Artes marciaisA prática das artes marciais está em alta aqui no Brasil. Entre seus benefícios está em promover uma melhora do condicionamento físico, a flexibilidade, a postura e até a capacidade de raciocínio.

A prática também pode combater as dores nas costas, pois ajudam no fortalecimento das costas. O fortalecimento da região traz muitos benefícios para o dia a dia, já que promoverá uma maior estabilidade da coluna e oferecerá maior equilíbrio do corpo.

Um dos principais benefícios dessa modalidade é trazer mais foco e concentração. Isso acontece porque por simular os movimentos relacionados à modalidade, a mente é constantemente desafiada, o que ajuda a melhorar a memória, a capacidade de planejamento e a concentração.

Veja algumas artes marciais para fazer:

  • Karate

  • Kickboxing

  • Taekwondo

  • Wing Chun

  • Aikido

  • Krav Maga

  • Jiu-Jitsu

  • Boxe

  • Jeet Kune Do

  • Muay Thai

2- Natação

NataçãoA natação é uma das atividades mais completas, pois seus movimentos realizados durante a atividade envolvem a maior parte dos músculos.

Uma particularidade da natação é que ela exige muito da nossa respiração, com isso o corpo requer uma grande quantidade de oxigênio o que faz melhorar a capacidade aeróbica.

A natação ainda ajuda a manter as articulações saudáveis e reduz o risco de doenças ósseas, como a osteoartrite.

A natação também pode ser ótima na ajuda de lesões. Geralmente, atletas lesionados são incentivados a praticar natação ou fazer a reabilitação na piscina. Isso acontece devido à resistência da água, que faz com que os músculos trabalhem sem a tensão do impacto sentido na colisão contra o chão ou outra superfície.

3- Zumba

Muito praticada por mulheres, a zumba mistura ginástica aeróbica e dança latina, o que ajuda a emagrecer e tonificar os músculos, além de ser ótima para ser uma mulher boa de cama já que durante a atividade é trabalhado todas as partes do corpo, inclusive as partes inferiores que são muito usadas durante o sexo.

Para quem busca emagrecer, a zumba é ótima. Pois durante 1 hora de aula, é possível queimar cerca de 800 calorias, e quando aliada a uma dieta balanceada favorece uma rápida perda de peso.

Veja essa aula de zumba muito bacana que você pode começar a praticar em casa mesmo:

4- Musculação

Já falamos dos benefícios da musculação aqui, mas não custa nada falar de novo.

Hoje, a musculação é uma das atividades mais recomendadas pelos profissionais da saúde, podendo ser direcionada para os mais variados objetivos como:

  • Emagrecer;

  • Aumentar e definir a musculatura;

  • Prevenir e tratar lesões;

  • Manter o peso

Mas como qualquer outra atividade física, a prática da musculação deve ser feita acompanhada por um profissional que esteja devidamente registrado no CREF.

5- Hiking e/ou trekking

Hiking e trekkingO hiking e trekking são atividades muito procuradas hoje em dia, principalmente devido o contato a natureza.

Ambas as atividades são realizadas em áreas de pouca intervenção humana, cujos trajetos desafiam o corpo a superar seus desafios físicos e mentais. Desta forma, essas atividades exigem do praticante um maior esforço, se compararmos a prática com uma caminhada na cidade, em terreno cimentado e plano, por exemplo.

Um dos melhores benefícios do hiking e trekking é contribuir para uma mente mais relaxada, combatendo o estresse, depressão e ansiedade. A ampliação da resistência física e a superação de obstáculos contribui para uma melhora da autoestima.

6- Yoga

Os principais benefícios do Yoga são as transformações mentais e psicológicas. Mas ela também é uma atividade física que trabalha força, equilíbrio, músculos e alongamento, aliando os benefícios para o corpo e a mente.

A prática regular do Yoga pode facilitar o emagrecimento. Um dos motivos é que a atividade ajuda controlar a ansiedade e vontade de comer, diminuindo a quantidade de calorias consumidas no dia.

Ta a fim de fazer Yoga? Então comece com esse vídeo:

7- Dança

Com a dança é possível fazer novas amizades já que a é uma oportunidade de se unir a outras pessoas em prol de um objetivo comum. Mas além disso, a dança pode trazer inúmeros benefícios a saúde.

Ela melhora a coordenação motora, equilíbrio, agilidade, trabalhando muito os membros inferiores. A dança também pode combater o estresse e ansiedade já que ela pode estimular a concentração, foco e a tranquilidade.